Os últimos anos têm sido bastante turbulentos no país. Uma das consequências é a deterioração do cenário econômico, gerando instabilidade e prejudicando o planejamento de longo prazo das empresas. Diante dessa realidade, perguntas como: ‘para onde vai a taxa de juros?’, ‘O desemprego aumentará?’, ‘Os impostos serão revistos?’, rondam as corporações.
Para crescer em momentos como esse, é preciso dedicação e visão do negócio. Para facilitar, o empresário Egton O Pajaro Jr, separou 10 dicas de ações imediatas.
1. Reveja seus custos fixos: passe um pente fino nos custos da corporação, bem como nos índices de produtividade. Otimize sempre, porém cuide para os cortes não irem contra o futuro do empreendimento!
2. Analise o seu portfólio: esse é um ótimo momento para rever produtos sem boa aceitação e analisar a estratégia de mercado. Potencialize a criatividade e a inovação.
3. Estude os comportamentos do mercado: observe como a empresa está posicionada e como o consumidor está se comportando com relação aos seus serviços. Conheça sua concorrência,
4. Faça o estoque girar: pense em formas para seus materiais terem giro. Se for o caso, pense em fazer promoções com os de menos saída. Cuide do equilíbrio e solidez de seu fluxo de caixa.
5. Aumente o relacionamento com o cliente: estreitar o contato é fundamental para aumentar o seu nível de retenção e manter a receita recorrente. O grande desafio está em viabilizar soluções capazes de valorizar e o diferenciar, com custos de atendimento impessoal. Conheça seu público.
6. Motive: um ditado chinês diz “Não existe crise. Existe oportunidade”. Em períodos como esse, apesar das empresas apertarem o cinto, é possível fazer novos negócios.
7. Avalie a compra de ativos desvalorizados: com a diminuição da demanda, há casos de desvalorização de bens. Se você pensa em expandir, investimentos de médio e longo prazo podem ser uma boa solução.
8. Invista na reputação de sua marca: construir uma imagem positiva é uma forma de elevar a força de vendas de forma indireta.
9. Considere novos mercados: e se você começar a exportar para nichos no exterior? Faça uma pesquisa prévia de aceitação e demanda de seus produtos e veja quais os trâmites para iniciar essa operação. Empreenda sempre!
10. Não culpe a recessão: ficar de braços cruzados é uma péssima ideia. Assuma responsabilidades, avalie os riscos e tome medidas, mesmo dolorosas. Pense de forma crítica em como você pode melhorar. Seja lógico e pragmático com visão equilibrada para o curto e médio prazo. Diferencie-se como gestor!
Pense com calma, persevere e jamais desista. “Não existe receita pronta para ter sucesso. O ideal é fazer tudo com paixão e tudo dará certo, mesmo nas piores ocasiões”, assegura Clara Mota Brum, professora na Fasap – Faculdade Santo Antônio de Pádua no Rio de Janeiro.
Boa sorte!
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