De acordo com diversas pesquisas, um dos maiores sonhos do brasileiro é criar o próprio negócio. Contudo, ao abrir a empresa, descobre-se não ser necessário apenas dedicação, mas também alguns conhecimentos para o sonho não virar um pesadelo.
Um dado preocupante do IBGE (set/2016) aponta o fato de a cada 10 organizações abertas no Brasil, seis fecharem antes de completar cinco anos. Pensando nisso, Erik Penna, consultor e palestrante motivacional, enumerou os setes maiores erros cometidos pelos empreendedores novatos:
1- Plano de negócios
Erro: deixar de pesquisar o mercado, as ações da concorrência e não estabelecer objetivos bem definidos.
Dica: faça uma pesquisa criteriosa e trace metas quantitativas claras para não começar com o pé esquerdo.
2- Clientes
Erro: não organizar a comercialização. Uma coisa é ter uma boa ideia, outra é saber como encontrar o público-alvo. A escassez de consumidores costuma ser fatal.
Dica: não fique esperando, seja proativo e vá em busca de seu comprador. Distribua panfletos, promova eventos, faça parcerias, divulgue na Internet, visite empresas e órgãos públicos.
3- Finanças
Erro: misturar as contas do empreendimento com as pessoais. Colocar tudo na mesma gaveta é um perigo enorme!
Dica: crie um fluxo de caixa seu, outro da corporação, uma planilha relacionando todas as dívidas a pagar e as receitas.
4- Burocracia
Erro: não estudar o melhor regime tributário, nem saber as obrigações fiscais a serem cumpridas e deixar de lado alguns controles internos.
Dica: saber os impostos a pagar, incluir isso no cálculo do produto e providenciar alguns relatórios com os registros de entradas e saídas de estoque e recursos.
5- Capacitação
Erro: não reservar um tempo para a melhora contínua. Aprender com os próprios erros custa caro e, as vezes, quando se percebe é tarde demais.
Dica: qualificação própria e da sua equipe. Participe de cursos e treinamentos de temas como gestão, vendas, assim, você aprende com as falhas dos outros.
6- Diferencial
Erro: ser mais do mesmo. O pequeno empreendedor, envolvido na correria cotidiana, se esquece das ações estratégicas da empresa.
Dica: reserve um tempo para pensar no futuro do seu negócio, reflita sobre qual será sua próxima inovação e diferencial perante a concorrência.
7- Mitos
Erro: acreditar na possibilidade de trabalhar menos e não ter patrão. Tem sim, o cliente é o patrão do empresário e ele não perdoa uma única falha.
Dica: é extremamente motivador e recompensa perceber os resultados. Esse é o grande impulso, mudar a sua vida e a dos outros para melhor.
No mais, em momentos de dificuldade, não tenha tanto medo das tempestades, afinal, os mares bravos e agitados costumam formar os melhores marinheiros. “Substitua o depreciativo ‘eu não posso’, por vou experimentar fazer! É diferente para a sua autoestima e sua imagem”, incentiva Inessa Franco, coach de Inteligência Emocional no Rio de Janeiro.
Boa sorte!
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