Em tempos de crise, estimular os colaboradores é uma tarefa ainda mais árdua. Se antes, muitos não conseguiam êxito, hoje, o desafio se potencializou. Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar o processo. Acompanhe!
Atualmente, devido à falta de tempo, a liderança das empresas acaba ficando estrangulada. Quem explica isso é o psicólogo Luiz Fernando Garcia. “Geralmente, o grande erro é a delegação superficial, a qual gera a administração iô-iô”, explica o especialista. Ou seja, o gestor delega uma tarefa, o colaborador não entende, faz a atividade para cumprir a demanda. No entanto, ao supervisionar, o chefe verifica não ter sido concluída da maneira desejada e repassa a função novamente.
Questionado sobre o tema, o especialista separa as três atitudes principais para evitar problemas e manter o time entusiasmado.
1- Reconhecer o esforço e oferecer feedbacks positivos: é fundamental dar devolutivas e fazer elogios eficazes. Isso não significa dizer “parabéns” e “você está indo bem”. É importante reforçar o desempenho e sua eficácia, localizando no espaço e no tempo as boas ações e resultados.
2- Criar momentos de vínculo sistemático: a presença do gerente precisa ocorrer em reuniões, uma ou duas vezes por semana, as quais podem ser breves, mas devem conter o acolhimento de dúvidas e o direcionamento para levar o funcionário a ter segurança interna e apoio.
3- Considerar a singularidade: olhe para os liderados com foco na individualidade. Cada componente do grupo tem suas características únicas e isso tem de ser levado em consideração.
No mais, “tenha respeito, ética com equipe e persista em sua evolução”, incentiva Gabriel Paulino, gerente executivo na ATN Capital, no Rio de Janeiro.
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