Você já passou por uma demissão? Estudos apontam ser um momento de muita dificuldade, superando até mesmo a perda de entes familiares. Nesta matéria, separamos algumas dicas para vencer a ocasião e crescer com a experiência. Acompanhe!
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de East Anglia e do What Works Center for Wellbeing, quem passa por um processo de desligamento de uma empresa leva um longo tempo para restabelecer completamente o seu nível de bem-estar. Se comparado ao falecimento de um cônjuge ou a um divórcio, o trauma de perder o emprego ainda consegue ser pior. “O trabalho é a atividade de maior sentido na vida do ser humano. Quando se vê obrigado a sair dessa rotina, a situação é semelhante ao luto e gera muita fragilidade”, explica Lurdes Domingos, professora do curso de Psicologia da UVA – Universidade Veiga Almeida no Rio de Janeiro.
De acordo com o estudo, os homens têm maior probabilidade de sofrer com esse abalo e o impacto entre trabalhadores jovens tem mais consequências. Para a doutoranda em Psicologia, Gaya Machado, esta queda tão acentuada nos índices de felicidade, provavelmente, está relacionada com o fato de nossa sociedade vincular uma colocação, com a ideia de ter objetivos, de estar, de alguma maneira, contribuindo para o mundo, além de alimentar uma espécie de status.
Gaya explica existirem, comprovadamente, ferramentas na área do desenvolvimento do potencial humano capazes de ajudar a superar momentos de crise:
1. Superação: precisamos eliminar o mito de nascermos prontos. Quando tudo vai bem na vida, temos uma tendência natural ao conformismo. Já quando surgem os obstáculos, nos movemos a superá-los e isso nos ajuda a evoluir, a criar habilidades e a ampliar nossos limites.
2. Senso de visão: temos por costume prestar atenção apenas nos impactos imediatos dos fatos, contudo, é preciso enxergar além. Quando olhamos a médio e longo prazo para algo, cuja impressão imediata parece negativo, podemos perceber a mudança de rumo. Steve Jobs contava só ser quem se tornou porque a vida o quebrou inúmeras vezes e tdos os obstáculos foram a mola propulsora para levá-lo ao alto.
3. Rever planos: os momentos de mudanças são grandes oportunidades para refletirmos sobre nossos focos e ajustarmos a rota. Temos a chance de encontrar maneiras mais simples e eficazes de chegarmos a resultados, os quais em outra situação, demoraríamos muito mais para alcançar.
4. Coragem: a palavra vem de COR - coração e AGE - agir, ou seja, agir com o coração a despeito do medo. Muitas etapas nos deixarão com receio, mas podemos enfrentar.
5. Não se abater pelas circunstâncias: pesquisas na área da psicologia positiva apontam para o fato do nosso estado geral de felicidade ser impactado em apenas 10% pelos acontecimentos, 50% desse total é guiado por nossa genética e 40% é escolha individual. Ou seja, por meio de seus pensamentos e atitudes você tem o poder de decidir se será ou não alegre.
Portanto, aja hoje para construir o seu futuro e conte sempre com o Nube para sua recolocação.
Veja também: