Muito tem se falado a respeito dos transtornos psicológicos dos jovens no Brasil e em diversos países. Pensando em ajudar as famílias de adolescentes com esses problemas, a exemplo do envolvimento com jogos de desafios virtuais, como o Baleia Azul, a Universidade de Guarulhos abrirá vagas para Atendimento Grupal de Sintomas Depressivos.
O serviço é gratuito, voltado para pessoas entre 13 e 17 anos e oferecerá auxílio com duração média de 1h30. As inscrições acontecem até 12 de maio. Os trabalhos serão realizados por profissionais formados, com ajuda de alunos do curso de psicologia da UNG. Para Ester Chapiro, psicopedagoga e diretora da Central de Professores - Soluções Pedagógicas, no Rio de Janeiro essas iniciativas possibilitam um enorme conhecimento do ser humano e desenvolvimento de responsabilidade e ética. “Certamente, esses voluntários serão muito valorizadas pelos seus futuros empregadores”, incentiva.
Ao total, serão oferecidas 36 vagas. Em casos mais graves, os pacientes serão encaminhados para atendimento psiquiátrico e/ou psicológico na rede pública de Guarulhos. De acordo com Luiz Fernando Bacchereti, coordenador da instituição, qualquer mudança de hábito ou comportamento sempre deve ser observado com mais atenção. “Um diagnóstico precoce de depressão poderá auxiliar no fortalecimento e manutenção da saúde mental do indivíduo, minimizando o sofrimento emocional e, consequentemente, uma atitude impensada”, explica o professor.
Os interessados devem se apresentar pessoalmente, das 9h às 21h, na Rua Nilo Peçanha, 47, Centro, Guarulhos – SP. Os documentos exigidos são RG, CPF e comprovante de residência. É preciso estar acompanhado pelo responsável legal.
Boa sorte!
Matérias relacionadas: