Quando refletimos sobre melhorar o nosso dia a dia no trabalho, pensamos em nos organizarmos de forma mais produtiva, dividir o tempo e sugerir evoluções para o RH da empresa. Isso tudo certamente ajuda, porém adquirir alguns hobbies fora do ambiente corporativo também faz a diferença na rotina.
As sócias Ana Gomes e Lívia Mangini, da Magnólia Comunicação, implantaram uma gestão horizontal e incentivaram seus colaboradores a seguir seis práticas de lazer. Após algum tempo, sentiram no clima organizacional os frutos desse estímulo. Veja quais são:
1. Leia antes de dormir: o conselho parece clichê, porém estamos em uma era, na qual as pessoas leem cada vez menos. Logo, você pode começar com 20 minutos por dia e ir aumentando no decorrer das semanas. Vale consultar listas na Internet de livros para conhecer antes de morrer, dicas de amigos ou uma obra capaz de despertar a atenção na livraria. Ideias nascem da onde menos esperamos e muitas delas são frutos de leituras despretensiosas.
2. Cozinhe: o hábito desperta habilidades para incluir em sua rotina profissional, como: estratégia, escolhas de itens em conta e com qualidade e cumprimento de tempo.
3. Tenha contato com crianças: pessoas felizes no trabalho geralmente são as mais inovadoras e criatividade nasce de inspirações. O contato com os pequenos rende descontração dos nossos músculos e das nossas ideias enraizadas. Converse, brinque e dialogue.
4. Ouça música: caso o seu trabalho não permita essa ação, escute no trajeto para a empresa, ao tomar banho, enfim sempre quando puder. O som influencia na forma como percebemos o passar do tempo. Assim, te faz ser mais produtivo e desperta cognições.
5. Pratique um esporte: pode ser desde artes marciais até natação. O importante é manter o corpo em movimento por pelo menos 30 minutos ao dia. Atividades físicas diminuem a ansiedade e aliviam as tensões. A liberação de endorfina faz nos sentirmos mais “leves” diante das dificuldades e ajuda a enxergar novas possibilidades.
6. Dê risada: com uma série/filme de sua preferência, colegas, família, é preciso descontrair. Rir inibe os hormônios do estresse e combate infecções.
Lembre-se: “quando pensamos de uma forma, agimos conforme nossa mente instrui. Portanto, é possível adotarmos mecanismos e hábitos para facilitar nossa carreira”, incentiva a coach no Rio de Janeiro, Inessa Franco.
E você, começará por qual atitude?
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