Hoje, em qualquer organização, a liderança é um dos assuntos mais importantes para uma gestão de excelência. A empresa pode até usar todas as ferramentas essenciais de administração, mas, se em todo o processo não houver um bom gerente à frente, os colaboradores dificilmente serão comprometidos. Sem admiração, não se consegue influenciar positivamente sua equipe!
Uma organização repleta de bons gestores tem um grupo capaz de fazer acontecer e, acima de tudo, de desempenhar um papel diferenciado. Como consequência, os funcionários defendem a corporação e buscam o cumprimento de seus objetivos.
Segundo o escritor Robim Sharma, cada um nasce com uma genialidade e precisa de ajuda para se desenvolver. Para ele, qualquer indivíduo pode ser líder, independentemente da função desempenhada. “Essa capacidade de inspirar e motivar pessoas a atingirem e superarem metas, ultrapassando seus próprios limites, é transformadora no ambiente dos negócios”, enfatiza Henrique Taniguchi, proprietário do Centro de Cirurgia Oral (CCO).
A inteligência emocional, capacidade de se autoconhecer e lidar bem com os outros, seja nos relacionamentos familiares, quanto nos sociais ou profissionais, também é um desafio nos dias de hoje. “O conceito caracteriza-se como a forma correta de lidar com as emoções”, explica o especialista.
Por fim, quatro conselhos são importantes:
Saber enxergar: a gerência tem muito a ver com a observação precisa das condições e circunstâncias.
Ter hábitos saudáveis: devido à importância do exercício físico e da manutenção da saúde.
Inspiração: um dia desmotivado é um desperdício de vida.
Jamais negligenciar sua família: a grande alegria é poder cultivar bons relacionamentos com amigos e familiares.
Em resumo, para ser um grande líder, seja primeiro uma ótima pessoa. “Tenha atitude, responsabilidade e proatividade e, certamente, você se destacará”, incentiva Cristina Telles, gerente de recursos humanos na Universidade Carioca no Rio de Janeiro.
Boa sorte!
Veja também: