Quem busca o ingresso no ensino superior precisa de disciplina e dedicação. Mesmo nos primeiros meses do ano, os candidatos já podem seguir uma série de dicas para se preparar para a maratona. Quer saber quais? Veja nesta matéria!
Para um grande projeto ser executado, é preciso transformá-lo em metas e cumprir cada uma das etapas até o objetivo final, orienta o prof. Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli. Pensando nesse trabalho dividido em fases, Alessandra Venturi, orientadora educacional, separou uma série de conselhos:
- Persistência: o estudante deve ir atrás do curso pelo qual optou, e não mudar se for reprovado em alguns exames. Só vale trocar de área se quiser realmente outra carreira.
- Aprendizado: despreparo físico, falta de conhecimento, ansiedade, “branco”... É importante saber quais fatores o levaram à não aprovação no ano anterior. A sugestão é marcar tudo em papel, para aprender com as experiências passadas. Com essa lista, evite cometer as mesmas falhas.
- Autoconfiança: o importante é acreditar em si, todos são capazes!
- Organização: é recomendável anotar todos os passos do dia, de segunda a segunda, incluindo refeições, banho e hora de dormir. Com isso, é possível identificar as lacunas nas quais pode estudar e, assim, ajustar a rotina para aproveitar ao máximo esses momentos.
- Atenção: tenha um cuidado diferente com as disciplinas consideradas mais difíceis.
Lembre-se: a educação possui impacto em todos os setores da vida. “O aprendizado nos impulsiona a buscar projetos de relevância social e econômica, além de contribuir de maneira positiva para a sociedade”, garante Clarice Dahis, coordenadora do Ibmec Carreiras no Rio de Janeiro. Portanto, lute pelo seu sonho e acredite em seu potencial.
Boa sorte!
Veja também: