Ter inteligência emocional não só é uma característica muito procurada e testada por empresas na hora da contratação, como também é extremamente fundamental no dia a dia. Nesta matéria, daremos dicas de como usar a competência para melhorar a comunicação com clientes e colaboradores.
Segundo a coach de inteligência emocional no Rio de Janeiro, Inessa Franco, a nossa fala e a forma como abordamos uma situação, são determinantes na nossa qualidade de vida, atitudes e forma de pensar. “Aprenda a substituir a sua linguagem reativa por uma pró-ativa, pois isso te ajudará a conseguir os seus resultados”, ressalta.
Confira alguns exemplos e como você pode mudá-los:
1. Não posso fazer nada em relação a isso: diante de uma situação incômoda, substitua essa fala por ‘Vamos procurar alternativas’. Além de abrir mais a mente e ajudar a encontrar uma solução, é um jeito melhor de mostrar empenho.
2. Eu sou assim e pronto: é muito comum ouvir essa frase, quando, na verdade, ninguém é de forma alguma, porque estamos em constante processo de transformação. Logo, qualquer comportamento pode ser melhorado. Se mostre sempre aberto a crescer e evoluir.
3. Eles nunca vão aceitar: nós fechamos todas as portas quando falamos isso. Tenha uma postura diferente, ‘Eu vou ver uma forma de apresentar, convencer, persuadir, mostrar o meu ponto de vista’.
4. Eu tenho de fazer isso: transforme o ter em ‘Eu quero esse resultado’. O querer é um desejo, uma emoção positiva, tem significado para você.
5. Eu não posso: substitua a negativa por ‘Vou experimentar fazer!’. É diferente para a sua autoestima e sua autoimagem.
“Essas afirmações já estão no nosso piloto automático e nem nos damos conta do quanto é importante mudar essas ações”, explica a coach. Afinal, quando pensamos de uma forma, agimos igual.
Mude os comandos de sua mente e veja como os caminhos se abrirão!
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