A crise econômica afetou drasticamente o mercado de trabalho e, hoje, mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas. O início de 2017, no entanto, apresentou melhoras e a geração de empregos e recrutamento de profissionais deve se manter em ritmo ponderado. Ainda assim, áreas relacionadas à estratégia de negócios das empresas, as quais envolvem planejamento, custos e orçamentos, estarão em alta.
Diante da dificuldade de abertura de vagas, os recrutadores também sentem a pressão de encontrar o talento certo para a organização. Pensando nesse cenário, a Hays Experts, com filial no Rio de Janeiro, aponta quatro tendências para a atração de talentos na área financeira:
1. Tecnologia: está mudando a forma como os negócios são conduzidos e também como as pessoas interagem com bancos e fazem seus investimentos. Dessa forma, engenheiros de tecnologia da informação e agentes de segurança serão muito demandados.
2. Incerteza: com um novo presidente assumindo o governo dos Estados Unidos, os preparativos do Brexit e as eleições gerais na Europa, a geopolítica pode causar impacto significativo no ramo financeiro.
3. Agilidade: as empresas procuram por “Gerentes da Mudança”, candidatos adaptáveis, versáteis e os quais podem trabalhar com mudanças de processos e cultura, com um foco em ofertas digitais. Habilidades específicas têm muita demanda. Uma pesquisa recente do LinkedIn com 291 gerentes de recrutamento dos EUA mostrou as cinco principais soft-skills de acordo com os entrevistados: comunicação (57,9%), organização (56,5%), trabalho em equipe (56,4%), pontualidade (55,9%) e pensamento crítico (55,8%).
4. Escassez de competências: as principais funções de T.I., como programadores, desenvolvedores, e profissionais de informação e segurança serão muito procurados, assim como especialistas em IOT (Internet das Coisas) e Big Data, como analistas de dados e cientistas. Contudo, a mão de obra qualificada deixa muito a desejar.
O mundo corporativo sofre com a recessão e impacta tanto líderes, quanto candidatos. Logo, busque capacitação e não desista de seu sonho. Existe o perfil certo para a vaga certa.
Boa sorte!
Veja também: