Você é fluente em algum idioma diferente do português? Ainda não? Procure estudar outras línguas, pois, no mercado de trabalho, esse tipo de conhecimento deixou de ser um diferencial e virou uma obrigação. Pensando nisso, o Nube elaborou algumas dicas para você ter sucesso no aprendizado. Saiba mais!
Para obter resultados, é necessário se dedicar diariamente. Por exemplo, experiemnte repetir frases na língua a ser estudada, ouvir músicas nesse idioma e conversar com nativos, mesmo pela web. A Internet pode ser uma grande aliada, tanto em redes de conversação ou chamadas de vídeo. Assim, você aprimora sua dicção e sua escrita!
Dica do Nube: é fundamental não se prender a assuntos estudados em sala de aula. Nem sempre tudo será aprendido por meio de livros e apostilas, ou por ajuda de professores. “Qualquer habilidade em alguma língua estrangeira, como leitura ou escrita, deve ser colocada no currículo e é imprescindível correr atrás de novos conhecimentos”, sugere Paulo Lúcio Scheffer Lima, Mestre em Literaturas de Língua Inglesa da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Caso dinheiro e tempo sejam seus problemas, separamos alguns links para te ajudar:
BBC - Áudios em inglês, a partir de reportagens da emissora, com tópicos para tratar de expressões idiomáticas e uso de pronomes, além de dicas de pronúncia e testes de gramática.
The Guardian - Além de incentivar a leitura e a aquisição de palavras novas, são propostos exercícios de pergunta e resposta, com um tempo sugerido para resolvê-los.
TV5 - As aulas de francês são separadas por níveis de conhecimento e apresentadas em formatos diferentes. Há vídeos sobre temas atuais, animações com fábulas de La Fontaine, jogos interativos e exercícios on-line.
Está em suas mãos!
Boa sorte e sucesso em suas escolhas.
Matérias relacionadas: