Você sabe se apresentar? Essa habilidade pode fazer a diferença quando o assunto é processo seletivo. Caso tenha dificuldades, mantenha a calma, pois essa matéria foi feita para você! Acompanhe nossas dicas.
Qual o conteúdo? Atente-se ao início, meio e fim. Se precisar falar por 15 minutos, saiba o suficiente para discorrer pelo menos pelo dobro do tempo. Treine também a forma de exposição e os exemplos de eventuais perguntas;
Comunicação: fique de olho em palavras erradas, como "menas", "a nível de", "somos em seis", "meia chateada", “criente”,”seje”, “esteje”, “entrar para dentro”, “subir para cima”, entre outros;
Postura: evite apoiar-se apenas sobre uma das pernas e procure não deixá-las muito abertas ou fechadas. Caso contrário, é preferível ficar parado. Atente-se com a falta de gestos, mas seja ainda mais cauteloso com o excesso de gesticulação, pois pode causar irritação no público.
Cecília Dias, professora de Ética e Etiqueta profissional do curso de Recursos Humanos da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, pontua outras sugestões: “para passar segurança, foque nos olhos da plateia”. Ela também frisa a importância de não utilizar palavras desconhecidas apenas para parecer mais inteligente ou culto. Caso alguma delas saia errada, será mais difícil contornar a situação.
Gostou de nossas sugestões?
Fique de olho em nosso portal e boa sorte!
Matérias relacionadas: