Por vezes, grande parte das pessoas passam por momentos de reflexão. Questionam se estão mesmo no caminho correto e felizes. Na carreira essa é uma etapa comum e é a fase onde muitos decidem mudar de área. Você se identifica? Conhece alguém vivendo essa transformação? Veja como agir!
Escolher outro ramo de atuação não é fácil e envolve muitos temores, incertezas e preocupações. Geralmente, a ocasião gera diversas perguntas, como:
- Vou me sair bem com outra carreira?
- Mesmo infeliz, eu tenho um trabalho consolidado. Devo mudar?
- Vou me adaptar com uma coisa completamente diferente?
- Se não der certo, como fica minha vida financeira?
A falta de segurança para tomar uma decisão como essa é bem comum, avalia a master coach, Bianca Caselato. “O medo é grande e impede de alçar voos diferentes. Muitos, passam a maior parte do tempo reclamando, em vez de correr atrás do seu sonho”, explica. Para quem viveu anos dentro de um escritório, com um trabalho burocrático, realmente não é fácil partir para algo completamente diferente, como vendas externas ou seu próprio negócio. “É justamente esse temor o ponto principal a ser enfrentado!”, enfatiza.
Para isso, o mais importante é a proatividade. Afinal, quando se tem pouca experiência em um segmento, é preciso uma postura firme, a fim de abrir caminhos. Como dica, Gabriel Paulino, gerente-executivo da ATN Capital no Rio de Janeiro, elenca os seguintes comportamentos:
- Invista em comunicação
- Desperte o desejo contínuo de inovar
- Tenha ética
- Persista em sua evolução
- Tenha entusiasmo em querer aprender
- Busque sempre ter o melhor relacionamento com todos
Conte sempre com o Nube!
Matérias relacionadas: