Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-profissao-seguir

Qual profissão seguir? 

Notícia | 26/01/2017

Em época de vestibular, milhares de estudantes em todo o Brasil estão ansiosos e afoitos para ingressar no ensino superior. Além da afinidade, outro fator levado em conta no momento de optar por um curso universitário é o retorno financeiro da profissão. Para ajudar nessa escolha, o Mundo Vestibular fez um levantamento apontando quanto tempo as carreiras levam para devolver a aplicação feita no ensino. Acompanhe!
 
De acordo com a pesquisa, Gestão de Recursos Humanos é o campo no qual mais rápido será possível reaver o investimento do aprendizado. São necessários apenas cinco meses atuando na área, devido à sua mensalidade acessível e curta duração. Pedagogia e Ciências Contábeis também estão no topo do ranking, ambos com dez meses. Por outro lado, as graduações mais demoradas para serem pagas são Direito e Engenharia de Produção: são necessários 42 e 36 meses, respectivamente. Em seguida, entre os retornos mais lentos, está Engenharia Civil, com pouco menos de três anos (34 meses).
 
Dentre os segmentos mais procurados, Medicina leva quase cinco anos para ter seu custo restituído. “Embora um médico assistente ganhe bem, o curso de Medicina é muito mais longo e caro se comparado aos demais”, considera Fernanda Lapidus Hecht, gerente de mídia on-line da QuinStreet.
 
A pesquisa considerou mensalidades e durações médias das graduações em questão e salários de um primeiro emprego na área: assistente jurídico, administrativo, pedagógico, entre outros. Não foram levados em conta os valores recebidos por estágios durante a faculdade pelo fato de serem facultativos ou não remunerados em alguns casos.

Contudo, para ter uma trajetória de sucesso, lembre-se: “em qualquer campo é possível ter boas remunerações. Vá atrás de diferenciais competitivos, como idiomas, participe de projetos de iniciação científica, viagens acadêmicas, busque conhecimentos paralelos como de gestão e liderança e adquira sempre amplo conhecimento geral”, indica Beatriz Balena, pró-reitora da UVA – Universidade Veiga Almeida no Rio de Janeiro.

Boa sorte!

Veja também:

Mudar a carreira é viável?

Vontade de mudar de emprego?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete