O ano de 2016 foi complicado não só para as empresas, mas também para seus colaboradores. Com as taxas crescentes de desemprego, poucos funcionários se arriscaram a pedir aumento. Se você se encaixa nesse quadro e só está aguardando o momento ideal para a solicitação, fique atento aos cuidados e não deixe essa atitude ser um tiro no pé.
Em primeiro lugar, analise com sinceridade se você realmente merece ganhar mais. “Quando estamos no mercado de trabalho, é comum pensarmos em uma remuneração maior, porém, muitas vezes, almejamos isso por motivos equivocados”, explica Luciano Zorzal sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, com filial no Rio de Janeiro.
Segundo o especialista, as razões para intencionar melhores valores no pagamento são:
· as despesas aumentaram;
· vontade de comprar um apartamento;
· trocar de carro;
· já trabalham há muito tempo na empresa.
Todavia, esses motivos não são justificáveis para o empregador. “A organização precisa seguir as especificações do cargo, onde se define qual quantia é adequada à função, de acordo com o mercado. Além disso, a elevação também deve ser condizente com a realidade da corporação e com o mérito do funcionário e não com seus desejos pessoais”, comenta Zorzal.
Assim, antes de fazer uma solicitação, tenha uma visão clara sobre a realidade ao seu redor. Dessa forma, você já começa a ganhar pontos por estar comprometido com a sustentabilidade e o crescimento do empreendimento.
Se estiver tudo certo, o próximo passo é definir onde quer chegar. Busque referências para saber se está no caminho certo. Feito isso, verifique quais são suas competências, sua produtividade, os resultados e, aí sim, avalie se a sua proposta fará sentido.
“Com dedicação você poderá ter até mais clareza sobre quais suas verdadeiras ambições”, incentiva o especialista. Agora, se depois de tudo você perceber, realmente, não ser valorizado, siga em frente. “Marque uma conversa particular com seu chefe, apresente seus argumentos, mostre seu progresso individual e esclareça o quanto essa experiência está sendo interessante. Contudo, reforce a necessidade de um reconhecimento financeiro”, enfatiza. Seja qual for o feedback recebido, escute-o com atenção.
Boa sorte!
Veja também:
Como ter uma renda extra?
Está de olho no cartão?
TV Nube – Seu dinheiro: Controlando Impulsos