Quem fica irritado com frequência no cotidiano, seja na vida pessoal ou profissional, pode estar passando por uma situação delicada, ligada à um tipo de depressão crônica. Já ouviu falar sobre distimia? Descubra com o Nube um pouco mais sobre o tema.
Primeiramente, é necessário avaliar se essa chateação não é algo momentâneo, seja devido a uma bronca de seu chefe, ter perdido a chave de casa ou por precisar pagar contas, por exemplo. Por pelo menos dois anos, o paciente deve transparecer a maioria dos sintomas abaixo, de acordo com o portal do Dr. Drauzio Varella :
- Predominância de pensamentos negativos;
- Mau humor;
- Autoestima baixa;
- Desânimo e tristeza;
- Alterações do apetite e do sono;
- Falta de energia para agir;
- Isolamento social;
- Tendência ao uso de drogas lícitas, ilicítas e de tranquilizantes.
Dica do Nube: caso identifique essa propensão, procure um médico de imediato. O tratamento inclui antidepressivos e visitas regulares a um psicoterapeuta. Se tudo isso ainda não te convenceu a se tratar, damos mais um bom motivo: “o mau humor pode prejudicar a sua carreira, pois cria um afastamento dos colega de trabalho do seu convívio, falta de percepção para novas oportunidades; diminuição do prazer em trabalhar; dores de cabeça e problemas no estômago, dentre outros sintomas”, salienta Nara Gomes, psicóloga formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Algumas simples mudanças de hábito também podem contribuir para melhorar sua qualidade de vida, como boas noites de sono, uma alimentação saudável e a prática regular de uma atividade física. Desejamos sucesso em sua carreira!
Matérias relacionadas: