O mercado está a cada dia mais competitivo e procurar formas de se destacar é imprescindível a qualquer candidato. Pensando nisso, para quem ainda possui dúvidas sobre a importância da capacitação, listamos alguns pontos a levar em conta. Acompanhe!
Formada por um quadro docente com sólida formação acadêmica e experiência profissional, a pós-graduação, seja Especialização ou MBA, oferece uma excelente oportunidade de preparação, reciclagem e aperfeiçoamento. “A experiência é válida tanto para quem deseja ingressar, quanto para quem busca se recolocar no mercado de trabalho. Algumas instituições oferecem, inclusive, núcleos como ‘Orientação à Carreira’, o qual dá suporte para o desenvolvimento de um plano de orientação profissional”, explica a professora Andréa Aguiar, coordenadora da Universidade Carioca, no Rio de Janeiro.
Além disso, Evandro Minato, coordenador da Universidade Positivo, lista mais algumas razões para iniciar o aprendizado.
1- O título de especialista: você não será mais um bacharel, mas sim alguém especializado em determinado assunto. Afinal, um curso de graduação é generalista, ou seja, prepara, mas não se aprofunda em nenhuma área de conhecimento.
2- Atualizar o CV: se você está formado a um tempo e não corre atrás de educação continuada, pode ser tachado de acomodado ou desinteressado.
3- Benchmarking de boas práticas: discussões na sala de aula, projetos de intervenção e aulas com profissionais de ponta podem ser um diferencial interessante.
4- Networking: ampliar a rede de contatos de maneira real com pessoas com a mesma afinidade é, muitas vezes, a grande motivação para se realizar o curso.
5- Mudança de caminho na profissão: além de se especializar, é muito comum “abrir o leque” de conhecimentos e também mudar o ramo de atuação totalmente.
Por fim, se quiser um investimento, faça em estudo e em viagens. Experiências vividas jamais lhe serão retiradas e nunca desvalorizam.
Boa sorte!
Leia mais: