Você é criativo? Todos têm a capacidade de inovar e transformar processos, contudo alguns sabem usar esse dom de maneira mais produtiva, resultando em maior destaque no campo pessoal e profissional. Saiba mais!
A originalidade é determinada por processos cerebrais complexos. Para a maior parte dos indivíduos, as ideias para a renovação surgem do “nada”, como algo “vindo do céu” para a mente. “Contudo, não é bem assim. Esse é o resultado final de um procedimento desenvolvido desde a elaboração (consciente e inconsciente) até a realização do ‘estalo’ criativo”, explica o Prof. Dr. Mario Louzã, da Universidade de Würzburg, na Alemanha.
Uma pessoa altamente inventiva é aquela capaz de trazer algo novo ou inusitado, o qual foge aos padrões habituais já conhecidos. Isso depende, em parte, de sua inteligência, habilidades e bagagem cultural. “No entanto, para aprofundar sua criatividade, é preciso ir além e ter um objetivo em mente, um desafio, algo capaz de alavancar uma imaginação diferenciada”, estimula o especialista.
Assim, é fundamental desenvolver seu interesse por outros modos de pensar e experimentar, fugindo do senso comum. “A capacidade de criar e recriar andam de mãos dadas com novas oportunidades e superar pré-conceitos é uma exigência fundamental aos futuros gestores”, comenta Silvia Oliveira, coordenadora no Unilasalle/RJ.
E aí, você está pronto para romper conceitos e chegar ao novo? Conte sempre com o Nube!
Veja também: