Com um novo ano se aproximando, é comum ver as pessoas realizando uma autoanálise para identificar suas realizações e onde pretendem chegar. Para auxiliar, o Nube separou algumas dicas valiosas. Acompanhe!
Para a maioria das pessoas, já se tornou um costume fazer listas com metas para o futuro. Seja visando a vida profissional ou pessoal, a sensação é de existir a necessidade de renovação, de conquistas e novos sonhos, ao encerrar um ciclo. “Todavia, o fechamento de um período também traz a oportunidade de reflexão sobre quais pontos ficaram para trás e, o mais importante, quais foram os obstáculos para a concretização de objetivos”, explica Zora Viana, coach de excelência e orientadora profissional da Atitude Emocional.
De acordo com a especialista é preciso saber exatamente onde se quer ir, antes de colocar tudo no papel. “Sempre sugiro refletir sobre as mudanças. Por exemplo, se quer trocar de emprego, é fundamental definir para qual empresa ir e qual tipo de carreira se pretende seguir. Importante também estabelecer um prazo para isso acontecer”, afirma. Respondendo a essas perguntas, com certeza, ficará mais fácil organizar os objetivos.
Ainda segundo a profissional, os momentos de crise podem ser encarados como a melhor opção para transformar a vida e fazer acontecer. “O ser humano tem uma capacidade inata de resiliência, ou seja, a capacidade de se deparar com um grande problema, se reequilibrar internamente e dar uma resposta adequada rapidamente”, salienta.
Para permanecer firme na realização de sonhos, é fundamental entender a ansiedade e aprender a lidar com ela. Afinal, tendemos a classificar esse sentimento como uma sensação negativa. No entanto, sem ele nós não nos movemos. Um bom medidor para saber se a expectativa está ajudando ou atrapalhando, é avaliar o quanto esse nervosismo te mobiliza ou te paralisa. “É essencial identificar quais fatores te motivam a seguir em frente e como reagir em situações adversas, sem esmorecer”, comenta Zora.
Para se destacar, lembre-se sempre de se apoiar em três pontos. “Tenha atitude para agir, responsabilidade com suas escolhas e proatividade para seguir em frente”, recomenda Cristina Telles, Gerente de Recursos Humanos da UniCarioca, no Rio de Janeiro.
E aí, pronto para enfrentar um novo ano?
Leia mais: