Você tem dificuldade para equilibrar sua vida pessoal e profissional? Se a resposta foi sim, você é mais um entre os brasileiros com esse problema, conforme indica pesquisa realizada pelo Groupon. Quer entender mais sobre o assunto? Veja aqui!
O estudo ocorreu entre 21 e 24 de novembro e teve como intuito conhecer o nível de qualidade de vida dos 527 respondentes. Ao todo, 67% deles afirmaram não ter tempo suficiente para relaxar. Para 25% seria necessário quatro horas extras por dia para concluir todas as suas necessidades.
Para se ter uma ideia, 47% realiza jornada de trabalho entre 8h e 10h diárias e 18% entre 10h e 12h. Além dos longos expedientes, outros fatores impedem o descanso, como as preocupações financeiras (72%), o cansaço físico e mental (70%), as contas (55%), as tarefas do lar (46%) e o volume de tarefas corporativas (46%).
Mesmo assim, 39% tira entre 15 e 29 dias de descanso por ano. A atividade mais apreciada para isso é passar um dia na praia, com 41% da preferência; o day spa ficou em segundo lugar (32%) – dentro dessa modalidade, a massagem é o tipo de tratamento preferido para relaxar (84%).
Para Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro, os gestores precisam entender as necessidades de seus colaboradores e pensar mais em sua qualidade de vida. “As empresas têm de planejar um modelo de contratação diferenciado, com plano de carreira estruturado e valorização profissional”, afirma. Isso, certamente, faz a diferença, pois aumenta a motivação e a produtividade.
E você, consegue equilibrar todas as esferas de sua vida?
Leia mais: