Ao pensar em uma profissão para seguir, passa pela sua cabeça odontologia? Se sim, fique de olho em nossa matéria, pois separamos as principais dicas sobre o mercado e alguns números capazes de alegrar sua escolha.
O curso tem duração de cinco anos e conta com matérias como ciências biológicas e da saúde, fisiologia, microbiologia, cirurgia e traumatologia. De acordo com dados do Inep/MEC, ingressam por ano 99.142 alunos e, desses, se formam 12.891. Existem mais de 200 faculdades com a graduação no país.
O dentista pode atuar tanto no setor público, em postos de saúde, hospitais, cooperativas e escolas, quanto no privado, em clínicas e empresas. Também possui a opção de lecionar e atuar como pesquisador em instituições de ensino superior. Para o Prof. Elson Cormack, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), outra área promissora para os próximos anos é a de implantodontia, a qual, assim como o segmento de estética, está em contínua expansão.
Quanto ao mercado, o Brasil é considerado a maior potência mundial quando se fala em concentração de profissionais do ramo. São mais de 260 mil dentistas em território nacional, de acordo com a Federação Dentária Internacional. Já segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), existem, atualmente, mais de 270 mil cirurgiões-dentistas no País – a maior parte concentrada no estado de São Paulo.
Segundo as estatísticas, 30% dos brasileiros foram a consultórios privados no último ano. Enquanto a região Sudeste tem competitividade mais alta, outras regiões, como Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentam boas oportunidades para quem quer crescer na carreira.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2016, realizada pelo Nube, a média de remuneração aos estagiários gira em torno de R$ 783,63. Contudo, o valor aumenta consideravelmente com a conclusão do curso e conforme são feitas as especializações.
E aí, ficou interessado? Pense com responsabilidade e conte sempre com o Nube!
Leia mais: