Todos os anos, milhares de alunos do ensino médio se preparam para os exames de admissão nas universidades, incluindo o exame nacional do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. A pressão emocional para escolher a carreira do futuro é enorme e desgastante. No entanto, depois de todo esse cansaço psicológico, muitos se perdem pelo caminho.
Segundo uma pesquisa divulgada pela agência B2, 70% dos jovens não se sentem preparados para o mercado de trabalho. Para Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching, essa situação ocorre, pois a juventude, hoje, tem apoio dos pais por mais tempo. “A geração dos anos 60 e 70 viam o ingresso ao mundo corporativo como uma oportunidade de realizar os desejos pessoais, não supridos por seus familiares. Contudo, isso mudou com o passar de gerações,” explica Madalena.
Atualmente, é comum sair mais tarde de casa e dificilmente fica-se em um mesmo emprego por mais de um ano. “Um problema comum dos talentos é o fato deles esperarem pelo trabalho ideal. Acreditam, por ter cursado uma faculdade, serem merecedores da vaga dos sonhos e não funciona assim. É fundamental entrar no jogo do mercado”, diz a especialista.
Para Maura Cruz Xerfan, Coordenadora do Serviço de Orientação à Carreira da Unicarioca no Rio de Janeiro, “os novos profissionais da Geração Y possuem uma outra dimensão de tempo e espaço e buscam efetivamente uma rápida ascensão e conforto no ambiente corporativo”. Todavia para se dar bem é preciso aproveitar as oportunidades e não desperdiçar a chance de se desenvolver e adquirir experiência.
Portanto, perceba o quanto você ainda tem a aprender e, ao conseguir uma vaga, dê o máximo de si. Certamente, você só tem a ganhar com essa atitude!
Leia mais: