Há duas semanas do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, muitos candidatos começam a ficar ansiosos. Contudo, manter a calma e se preparar bem é fundamental. Pensando nisso, separamos algumas dicas. Acompanhe!
Após meses revendo os conteúdos e se dedicando, é hora de usar o dia da prova como descanso. “Na véspera, deve-se optar por atividades relaxantes e de distração. Estudar pode aumentar pensamentos do tipo ‘eu não vou conseguir’, ‘não vai dar tempo’ e isso faz experimentar um maior grau de ansiedade”, recomenda a professora de psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, Juliana Fernandes.
Além disso, outros passos são importantes:
- Semanas antes, comece a passar os principais materiais, reler anotações e assistir vídeo-aulas no Youtube. Esse é o momento de revisar e não de aprender.
- Aceite seu estado de nervosismo, pois faz parte da vida e nem sempre é ruim. Identifique em quais situações sente-se mais agitado, como isso é percebido em seu corpo e como lida com essa sensação.
- Mantenha uma rotina adequada de sono, exercício físico e alimentação.
- Os pais devem contribuir com um ambiente harmônico, evitar interrupções e respeitar as estratégias de aprendizado. Evitar cobranças desnecessárias e comparações também são itens importantes.
- Na véspera da avaliação, selecione o material necessário, como lápis, borracha, duas ou mais canetas, água, frutas ou barras de cereais e documentos. Dormir bem, assistir séries, filmes e fazer uma caminhada também auxiliam.
- No dia, use roupas confortáveis e chegue cedo ao local.
- Desconstrua a concepção de exame. Nesse momento, não é a pessoa quem está sendo avaliada, mas sim, o conhecimento acumulado até o momento.
No mais, acredite em seu potencial e lembre-se: em um mercado cada vez mais concorrido, os mais capacitados saem na frente. Boa sorte!
Leia mais: