Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, somente 306 mil pessoas com deficiência no Brasil possuem emprego formal. Ou seja, menos de 1% do total dos mais de 45 milhões, de acordo com o último censo do IBGE. Para promover uma maior inclusão e gerar oportunidades, cursos profissionalizantes foram elaborados para essa parcela da população. Saiba mais!
O Instituto da Oportunidade Social (IOS) abre inscrições para treinamentos gratuitos voltados a pessoas com deficiência visual total. O conteúdo programático abrange educação digital, gestão de projetos, cidadania, comportamento, empregabilidade e mercado de trabalho, com um total de 200 horas/aula. As inscrições ocorrem até 21 de outubro e podem ser realizadas no Núcleo IOS, localizado na Rua Alferes Magalhães, 256 – Santana – São Paulo - SP.
As aulas iniciam em 24 de outubro e todo o material didático também não possui custo. Segundo Kelly Lopes, gestora do IOS, “além de promover a inclusão social e a empregabilidade de pessoas com deficiência, o curso pode ajudar empresas a cumprirem a Lei de Cotas. Afinal, elas nem sempre encontram profissionais qualificados disponíveis”, explica.
Para participar, basta ser cego, estar cursando ou ter terminado o ensino médio e ter a partir de 16 anos. A cópia digitalizada dos seguintes documentos é necessária:
· RG, CPF e CPF dos pais;
· Comprovante de escolaridade;
· Comprovante de residência (água, luz e telefone);
· Comprovante de renda de todos os moradores da residência
· Laudo comprovando a deficiência total da visão
Mais informações pelos telefones: (11) 2503 2617 ou (11) 2503 – 2618.
Para Silvia Oliveira, coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Administração do Unilasalle/RJ “esses encontros propiciam o desenvolvimento das potencialidades desses jovens e das múltiplas formas de compreender e agir no ambiente ao seu redor”.
Portanto, se você conhece alguém com essas características, informe sobre a oportunidade!
Leia mais: