Quem enfrenta o desafio de abrir o próprio negócio, muitas vezes passa por dificuldades, mas a grande motivação é “ser chefe de si mesmo” e obter lucros maiores. No entanto, algumas empresas já adotaram um esquema de trabalho parecido, sem hierarquias. Você sabia?
Um dos mais recentes exemplos é a Zappos, rede de varejo da Amazon.com. Lá, não há mais CEOs, executivos, supervisores ou coordenadores. Todos agora têm o poder para tomar uma decisão. O sistema é chamado "holacracy" e abre mão de qualquer tipo de cargo, estruturando a companhia com base em suas necessidades e não nas pessoas responsáveis por executá-las.
"A tradicional estrutura piramidal é esquecida. Tudo passa a funcionar em círculos semi-independentes, interligados. Há sempre pelo menos duas pessoas pertencendo a mais de um grupo ", explica o ex-empreendedor de tecnologia, o consultor Brian Robertson.
De acordo com Caroline Nogueira, professora na rede Ensinar.Me, do Rio de Janeiro, “no caso de organizações com contato internacional, é necessário ter um CEO para pelo menos ser um representante geral da companhia, um porta-voz, sabendo falar sobre diversos assuntos", explica a especialista.
Boa sorte e conte conosco!
Leia mais: