Quando um funcionário é contratado, sua grande expectativa é ser a solução para vários problemas na empresa. Da mesma forma, tão ansioso quanto o candidato à vaga, está o contratante, acreditando, enfim, poder contar com alguém para ajudar a realizar as tarefas. Contudo, não é raro acontecer o oposto e, o esperado talento, se torna um problema.
Essas pessoas, diante de uma situação mais complicada, sabem somente destacar as dificuldades. Frases como “Isso não vão dar certo”, “Eu não acredito...”, “Não vai dar tempo”, estão entre as preferidas. “Quando me deparo com esse tipo de situação, faço a seguinte pergunta ao colaborador: ‘Então, como é possível solucionar a questão? Afinal, trabalhamos para oferecer uma solução!’”, comenta Luciano Zorzal, sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, com filial no Rio de Janeiro.
O especialista sugere fazer essa experiência na organização. “Convide sua equipe a fazer parte do resultado. Assim, será possível confirmar como esse posicionamento é muito mais eficiente se comparado a críticas ou discussões”, estimula. Ouça as possíveis contribuições e avalie quais poderão entrar em prática.
Aos clientes interessam os produtos finais e, portanto, cabe a cada profissional fazer acontecer. “Quem não ajuda, certamente, está atrapalhando. Na melhor das hipóteses, pelo simples fato de ocupar a vaga de quem poderia auxiliar. Portanto, observe as pessoas com as quais convive e analise a postura adotada”, sugere Zorzal.
Faça uma avaliação do seu comportamento, no trabalho, em casa, na comunidade. Verifique se tem sido parte da solução ou do problema e decida em qual time quer jogar!
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