Aprender a dar feedbacks é fundamental quando se está à frente de uma equipe. Afinal, a crítica paz parte do processo para orientar as pessoas a apresentarem comportamento e desempenho adequados a uma determinada situação. Porém, nem sempre os gestores possuem uma boa didática! Veja com o Nube a respeito de uma técnica para te auxiliar nesse momento.
Essa ferramenta de avaliação auxilia aos colaboradores a modificar a maneira de lidar com algumas situações e a trabalhar com mais empenho na busca de melhores resultados. A “técnica do sanduíche” pode ajudar quem está com probleminhas na “hora H”! Simples e eficaz, ajuda no aprendizado de como fazer uma crítica construtiva. Para compreender melhor, imagine-se fazendo um lanche: corte o pão em duas fatias e coloque, então, o recheio de sua preferência, fechando-o com a outra metade do pão. Certo?
Uma análise construtiva é exatamente assim!
1º: comece valorizando pontos fortes do colaborador, pois isso indicará um desfecho positivo;
2º: essa é a parte mais primordial! Descreva o problema, cite exemplos reais, mas sempre permitindo ao interlocutor a exposição de dúvidas e dificuldades. Seja específico e procure soluções em conjunto;
3º: na hora de fechar o sanduíche, reforce novamente as qualidades mencionadas e demonstre confiança na possibilidade de êxito.
Lembre-se: a crítica é sempre em particular, o elogio em público. Nunca ao contrário! Para José Daniel Mendes Barcelos, diretor-geral do campus Cabo Frio (RJ) da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, qualquer melhoria é sempre é positiva para o estagiário. Afinal, essa autoanálise “amplia a capacidade de apreensão do mundo e a visão crítica sobre a realidade, perfil hoje exigido por grandes organizações”, enfatiza.
Siga nossas dicas e boa sorte!
Leia mais: