Você tem dúvidas quanto à forma correta de apresentar seu currículo? A maioria dos candidatos não sabe ao certo como fazer o documento. Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais sobre o assunto. Leia nossa matéria e chame a atenção positivamente!
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo é preciso estar preparado na hora de buscar uma vaga. Ter um CV atrativo é o primeiro passo para conquistar uma boa oportunidade. A mestre em Administração e professora de Gestão de Pessoas do Ibmec/RJ, Ylana Miller, também sócia-diretora da Yluminarh, dá conselhos valiosos para quem quer se destacar no processo seletivo:
1 - Objetividade e clareza: as informações devem ser focadas no objetivo profissional, nas experiências anteriores e formação acadêmica. Um breve resumo das principais habilidades também é essencial. Não há necessidade de escrever os documentos pessoais. O contato deve ser o número de celular e e-mail. Não forneça telefone de terceiros.
2 – Outras qualificações: informe a idade, estado civil e se tem mobilidade para trabalhar em outra cidade. Neste item, também pode mencionar outras atividades, como esportes e responsabilidade social. Essas informações contribuem para a triagem e análise em relação ao perfil.
3 – Cursos de aperfeiçoamento: relacione os principais cursos, incluindo a instituição de ensino e o período de realização. Cuidado com os exageros! Um currículo deve ter no máximo duas páginas, portanto insira os mais relevantes.
4 – Idioma: somente informe, caso o nível de qualificação seja, no mínimo, o intermediário. Quando exige-se a segunda língua, são aplicados testes e/ou entrevistas. Profissionais com um conhecimento básico não são aprovados.
5 – Dados reais: todas as informações devem ser verídicas. Jamais informe inverdades em qualquer etapa de uma seleção. Essa atitude compromete a integridade do profissional.
Mãos a obra!
Leia mais: