Uma das grandes dificuldades dos profissionais, no dia a dia, é a falta de tempo. Com o acúmulo de tarefas, avaliar e aprender a administrar as atividades é fundamental. Saiba mais nesta matéria e aumente a produtividade!
Mesmo com uma rotina corrida, conseguimos acessar os e-mails, redes sociais e WhatsApp várias vezes. Por isso, é importante refletir: faltam horas diárias ou não estamos sabendo listar as prioridades? Para auxiliar nesse processo, Jaques Grinberg, empresário e coach, lista algumas dicas.
1ª Planeje o amanhã: antes de dormir, escreva as suas ações do dia seguinte, preferencialmente como uma agenda, hora por hora.
2ª Deixe o celular no modo silencioso: durante uma aula, trabalho ou um compromisso importante, deixe o aparelho desligado ou no modo silencioso. Assim, avisos de recebimentos de mensagens e outros não serão vilões. Importante, não vale auto enganar-se, verificando o celular no silencioso se você recebeu ligações.
3ª Redes Sociais: podem esperar até o seu horário de almoço ou de saída.
4ª Jogos no computador ou celular: se você não estiver em um momento de descanso, jogar não é a melhor opção. Precisamos estar presentes de corpo e alma e com atenção.
5ª E-mails: planejar horários para ler novos correios eletrônicos e respondê-los é fundamental. Por exemplo, três vezes ao dia: após o café da manhã, após o almoço e antes do jantar. Dê prioridade aos mais importantes, com prazos e urgentes.
6ª WhatsApp: podemos considerar o inimigo número do tempo. Para ajudar, coloque no silencioso aqueles grupos de amigos. Os assuntos importantes, ligue e resolva.
7ª Tempo ocioso: aproveite bem os períodos de descanso e transforme o dia em algo mais agradável. Aproveite para conhecer pessoas novas e trocar experiências (networking).
Para se aperfeiçoar na gestão de tempo, o estágio pode ser um bom período de aprendizado. “Durante a atividade é possível treinar habilidades e competências, se pode errar, ter a supervisão de um profissional experiente e acertar com mais firmeza. Assim se cria uma real visão dos problemas operacionais”, assegura Marcondes Neto, professor da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Pronto para evoluir?
Leia mais: