Hoje, não é raro ouvirmos as pessoas reclamarem da falta de tempo. Porém, continuamos dispondo de 24 horas diárias, sete dias por semana. Seria então razoável pensar em como, na realidade, não nos falta tempo e sim, nos sobram tarefas? Veja nesta matéria!
Para ter mais tempo, uma alternativa lógica é delegar mais. Essa atitude nos exige dar ao outro a oportunidade de fazer uma tarefa nossa, mesmo sabendo da grande possibilidade dessa pessoa não realizá-la da mesma forma como faríamos. Contudo, ainda assim precisamos confiar. “Primeiro, porque precisamos de tempo para fazer novas atividades e, segundo, pelo fato de ser uma forma de retribuir aquilo um dia feito por nós, dando-nos a oportunidade de crescer e aprender”, afirma Luciano Zorzal, sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, com filial no Rio de Janeiro.
Todavia, vale ressaltar o fato de atribuir tarefas, não ser a mesma coisa de repassar responsabilidades. “Em algumas situações, você até poderá compartilhá-las, mas ainda será o principal encarregado e, por isso mesmo, deverá responder pelas mesmas”, pontua.
Muitas pessoas optam por não compartilhar atividades, pois quando o fizeram afirmam ter dado tudo errado. “Contudo, a única forma de evitar isso é focando no repasse das tarefas, mantendo o controle das funções e acompanhando de perto os resultados. Essa é a verdadeira arte de delegar”, analisa o especialista.
Portanto, use um pouco do seu escasso e precioso tempo para refletir sobre quais objetivos você pode repassar e para quem. Feito isso, aproveite cada minuto ganho para realizar coisas diferentes, mais necessárias e relevantes, ou então para o seu próprio lazer!
Leia mais: