Ao longo da última década, as redes sociais têm revolucionado a forma como a sociedade se comunica. É raro encontrar alguém, ou alguma empresa, sem presença em pelo menos uma dessas ferramentas. O apetite das pessoas por esse meio de comunicação e interação, só aumenta. Contudo, fica a pergunta: mesmo com essa necessidade, todas as corporações seguem essa mesma realidade?
Surpreendentemente, não. Isso porque, em muitos casos, as forças de trabalho não percebem o empenho de seus superiores na utilização das plataformas, fazendo os esforços dos líderes tornarem-se um processo falho.
“Rede social é vida real. Trazer os conceitos verdadeiros da sua empresa para essas plataformas potencializará a forma na qual os indivíduos se relacionam dentro da companhia e, nesse contexto, é de extrema importância a participação da gerência”, explica Magui Castro, sócia da The Caldwell Partners no Brasil.
Ela lista algumas dicas de como tornar esse meio um potencializador na atuação da companhia:
Os funcionários conhecem a missão da companhia?: fomentar seu posicionamento para alguns temas dentro das redes sociais é um incrível chamariz de adeptos. Elenque assuntos interessantes sobre a rotina do empreendimento e publique artigos ou posts sobre ele.
Ouça: afinal, por que as equipes devem dedicar um tempo para postar, se os líderes não estão prestando atenção ao que elas estão dizendo? O simples ato de ouvir e compreender a mensagem, é o primeiro passo para uma colaboração significativa em período de mudança.
Compartilhe informações: algumas ferramentas, como o Twitter, fazem com a distância entre um grande executivo e seus times ser encurtada. Os gerentes devem compartilhar suas novidades, pensamentos e ideias por meio desses canais.
Ofereça benefícios para a produtividade: há muitos colaboradores queixosos sobre a forma trivial como são comunicados a respeito das novidades da corporação. O uso das redes sociais acelera essa interação e aumenta a produtividade e a captação das mensagens-chaves.
Promova encontros: faça workshops convidativos aos funcionários. Os mesmos devem ser um espaço para troca de ideias. Como melhorar os fluxos das redes? Quais conteúdos mais chamaram a atenção da equipe? Esse movimento transparecerá o interesse da empresa e promoverá a customização das plataformas.
Inúmeros estudos comprovam: as pessoas gostam de mídias sociais. Portanto, mantenha-se antenado e não se deixe ultrapassar!
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