Se você busca por novas fórmulas e dicas para reter os grandes talentos de sua equipe, veja nossa matéria. Aqui listamos as principais iniciativas das empresas na missão de diminuir o turn over e aumentar a motivação.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), na busca por uma menor rotatividade dentro das equipes, quase 78% das empresas afirmam oferecer algum tipo de capacitação para seus quadros de funcionários. Outras 73,1% realizam treinamentos para times de nível técnico/operacional e quase 68% em áreas de processos. "Isso evidencia como o empresariado está ciente da necessidade de manter em seu quadro os trabalhadores capacitados. Prova disso está no fato de mais de 81% das organizações já estenderam programas de benefícios para 100% dos colaboradores", pondera Paulo Resende, do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da FDC, com filial no Rio de Janeiro.
No total, 35% dos empreendimentos ouvidos estão diminuindo as exigências, especialmente nos níveis técnicos e administrativo, com destaque para quesitos como experiência na área (71,4%) e habilidades técnicas (48,6%). Quando avaliam os profissionais de nível superior, quase 24% assumiram fazer esse tipo de concessão. Das exigências deixadas de lado quase 67% citaram a fluência em idiomas, especialmente o inglês.
"Em um momento no qual temos números crescentes nos índices de desemprego, o levantamento vem apenas confirmar a continuidade desse problema paradoxal e histórico no Brasil. Há uma urgência em revisar e modernizar os currículos, tanto superiores, quanto técnicos. E a recuperação sustentável para essa e qualquer outra crise deve passar, impreterivelmente, pela educação e qualificação", finaliza o professor Resende.
E você, se acha apto para o mercado?
Leia também:
Procura-se por estagiários
A hora de fazer um estágio