Você se tornou líder há pouco tempo e ainda buscas maneiras de incentivar o grupo e manter tudo sob controle? Veja algumas dicas nesta matéria e adote certas atitudes benéficas para o dia a dia na corporação. Saiba mais!
Uma das formas de desenvolver habilidades comunicativas é se inspirar em profissionais bem-sucedidos. Nas revistas de negócios, em entrevistas e em palestras, gestores de diferentes segmentos costumam compartilhar suas técnicas para ter uma assertividade maior no momento de transmitir as mensagens e, com isso, impactar positivamente o negócio.
A linguista e professora Vivian Rio Stella, pensando no assunto, destacou quatro “boas práticas” para conhecer e incorporar. São elas:
1. Criar rotinas: é importante estar presente e conduzir objetivamente as reuniões, dar feedbacks com frequência, almoçar ou tomar café com a equipe, criar momentos para reconhecer as conquistas ou para realinhar expectativas.
2. Delegar de forma clara: muitas vezes, por pressa ou pelo automatismo das atividades, gerentes delegam ações sem ao menos tomar cuidado com a forma de se expressar. É preciso evidenciar o objetivo da tarefa, o(s) responsável(is), o prazo, o processo/a norma/ o passo a passo.
3. Aproveitar a variedade de canais de comunicação: é fundamental se atentar às características dos novos canais e usá-los a favor da gestão e da produtividade. Estar próximo fisicamente das pessoas e ver a reação delas à sua fala pode ser muito eficaz quando o assunto é mais delicado e polêmico, mas pode ser perda de tempo quando o tema é corriqueiro e as pessoas o receberão com naturalidade.
4. Comunicar com objetividade: concisão e clareza são qualidades altamente valorizadas. Exagerar em detalhes, ser técnico demais ou genérico em excesso são falhas comuns e devem ser evitadas.
No mais, “seja curioso, enfrente os desafios e busque sempre ampliar seus conhecimentos”, estimula Dalbert Mascarenhas, Coordenador da Cefet RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro.
Conte sempre com o Nube!
Leia mais: