Se você almeja ter uma equipe ou já possui, mas ainda não sabe ao certo qual o melhor caminho para atingir os melhores resultados, fique de olho nesta matéria. Listamos algumas dicas essenciais para quem tem a ambição de se tornar cada dia melhor!
Qualquer um interessado em se tornar um ótimo gestor deve ter em mente uma característica fundamental: a capacidade de formar líderes muito melhores! Desenvolver gerentes permitirá evoluir, além de dar espaço para todos terem ou enxergarem as reais possibilidades para crescer pessoal e profissionalmente.
Um exercício rápido e prático é parar ainda hoje e se questionar: "Se eu virasse Diretor ou Presidente da empresa onde atuo, amanhã quem estaria apto a me substituir?".
Segundo José Ricardo Noronha, escritor e consultor, dentre os importantes conceitos a absorver e aplicar para acelerar a formação de novos líderes, três merecem especial destaque:
1) Meritocracia: é fundamental criar uma cultura empresarial, na qual os funcionários de melhor performance são reconhecidos e têm reais possibilidades de ascenção.
2) Pipeline de liderança: para quem já ocupa um cargo superior, é fundamental atuar o tempo todo em conjunto com a equipe de Recursos Humanos no processo de recrutamento, identificação, capacitação e desenvolvimento dos identificados como “high potentials” (alto desempenho).
3) Transparência: é seu papel buscar ser o mais transparente possível em tudo. Alie a isso a importância de dar um coaching verdadeiro a todos do seu time. Faça-os saber com regularidade quais são as competências, talentos, pontos fortes e pontos de melhoria.
Para Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro, um modelo de contratação diferenciado, com plano de carreira estruturado e valorização profissional, faz a diferença. “Vale investir nos talentos e no desenvolvimento contínuo desses profissionais. Esse é o segredo para obter resultados efetivos”, afirma.
Perpetue uma cultura vencedora, na qual todos se sentem valorizados e pertencentes à grande causa e ao propósito da organização. Essa é a dica de hoje, do Nube!
Leia mais: