Você visa aumentar a produtividade e inovar dentro de sua empresa? Se sim, acompanhe esta matéria e saiba mais sobre a cartilha “Diversidade: O que é e o que ela pode fazer pelos seus negócios”. Seu futuro agradece!
Para promover a pluralidade nos negócios, a Câmara Americana de Comércio (Amcham) lançou gratuitamente para empresários de todo o país a edição inédita do guia prático. Com pontos e ações fundamentais para criação e aplicação de um programa de multiplicidade, em especial, nas pequenas e médias empresas, o arquivo está disponível no link: http://migre.me/tDTIU
“A diversidade deixou de ser uma opção para as empresas e, hoje, é considerada um fator importante para o modelo de qualquer organização. A contribuição da convivência entre as diferenças, seja de gênero, cor, religião ou classes, é elemento de impacto nos resultados corporativos”, afirma Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, primeira mulher a liderar a entidade em 97 anos de história.
Além de esclarecer legislações específicas de cota, ações e ferramentas, a cartilha traz os dez passos necessários para um gestor desenvolver um programa em prol do tema em sua companhia. Alguns deles são:
1- Não trabalhe sozinho: dependendo do porte da empresa, crie um grupo ou comitê com representantes de áreas estratégicas para o tema. Veja quem não pode deixar de estar.
2- Defina um posicionamento: esse grupo de trabalho deve definir um posicionamento da organização no tema, ou seja, sua importância, seu significado e os impactos esperados para o negócio.
3- Divulgue o manifesto: elabore um parágrafo sobre a importância da diversidade para a empresa com base no posicionamento adotado.
4- Realize um diagnóstico da situação: ouvindo as pessoas, trazendo temas para discussão ou realizando também o mapeamento do público interno com recortes: quantos na empresa são homens e mulheres? Onde estão na hierarquia? Por que estão ali ou não? etc.
5- Estabeleça prioridades: em termos de temas, situações e segmentos da população, bem como em relação ao tempo.
Lembre-se: “esse reconhecimento e cuidado fazem a diferença nos resultados no fim do mês”, afirma Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro.
Gostou? Leia mais matérias do Nube e fique por dentro das novidades do mercado de trabalho!
Leia mais: