Você conseguiu a vaga dos sonhos e com o decorrer do tempo, teve a oportunidade de atuar pela empresa fora do país. O momento é de alegria e atenção, afinal, você está preparado para os costumes de fora? Fique calmo, o Nube separou algumas ações inaproproiadas fora do país. Acompanhe e não dê bola fora.
Tomar um sorvete na rua, fazer sinal de positivo com o polegar para cima…Alguns gestos e comportamentos soam naturais para nós e nem imaginamos como podem ser mal-educados. Ao ir para o exterior, é sempre bom ficar atento a comportamentos rudes ou ofensivos.
Pensando nisso, o Kayak, site de pesquisas de viagem, separou alguns atos a serem evitados:
Mascar chiclete em público – Singapura: não é só considerado falta de respeito por lá, é proibido por lei. A multa por cuspir a goma na rua e sujar as vias públicas pode passar de R$ 1.000.
Fazer “joinha” – Países no Oriente Médio: equivale a mostrar o dedo médio para alguém. Se você quiser mostrar aprovação, talvez seja melhor simplesmente sorrir.
Dar gorjeta – Japão e Coreia do Sul: ao visitar um bar ou restaurante no Japão ou na Coreia do Sul, o simples ato de deixar uma gorjeta para o garçom pode gerar confusão. Na maioria dos casos, eles irão educadamente recusar, pois sentem orgulho em fazer seu trabalho bem-feito.
Aperto de mão firme – Filipinas: é considerado agressivo e até desrespeitoso em certas ocasiões.
Comer onde não sirvam comida – Ruanda: é rude se alimentar fora do restaurante, bar ou hotel.
Atrasar-se – Alemanha: deixar os outros esperando passa a impressão do seu tempo ser mais importante em relação ao dos outros.
Encher a comida de tempero – Itália, Espanha e Japão: pedir pelo molho de tomate, pimenta ou shoyu para colocar na refeição pode causar estranhamento. Antes de solicitar, veja se ele já está na mesa, caso contrário, talvez seja um bom momento para ampliar o seu paladar.
“Limpar o prato” – Tailândia e China: se você for convidado à casa de alguém e não deixar nada no prato pode causar a impressão do anfitrião não ter preparado uma quantidade suficiente.
Como você vê, cada país possui seus hábitos, logo, é melhor sempre reparar ao seu redor e ir com calma, para não dar bola fora. Seja onde estiver, respeite as pessoas locais e aproveite o momento para tirar todo o aprendizado possível. “Afinal, ter contato com outros povos é sempre enriquecedor e contribui muito para a formação do indivíduo”, enfatiza Daniel Micha, professor no Cefet - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro.
Então, passaporte nas mãos e boa viagem!
Leia mais:
Qual curso e carreira devo seguir?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.De pouco vale o profissional sem ética. Conheça mais sobre o assunto nesta matéria do Nube.