Você se interessa pela área de finanças e gostaria de gerir o patrimônio de empresas e governos? Se sim, fique de olho nesta matéria, pois abordaremos sobre os principais pontos de uma profissão com essas características. Estamos falando das ciências econômicas.
Com duração de quatro anos, o curso tem como base as matérias: matemática financeira, estatística e econometria, mas o estudante também se aprofunda bastante na evolução econômica nacional e internacional. De acordo com dados do censo Inep/MEC, se matriculam por ano nessa graduação 104.366 alunos, contudo o número de concluintes fica em 6.103.
Ao se graduar, você estará apto a gerir a administração de uma unidade de negócio com base nos conhecimentos econômicos. Isso permite criar planos estratégicos mais eficientes para a instituição, pois se adequarão melhor ao cenário econômico onde se atua.
Quanto ao mercado de trabalho, as opções de carreira são diversas. Você pode seguir ramos como o da macroeconomia, de estratégia e organização industrial, análise do mercado exterior, agronegócio ou mesmo optar pelo setor público. A média de remuneração para estagiários, segundo a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube 2015, gira em torno de R$ 1.510,45.
Segundo Erick Santiago, economista há seis anos e atual gerente administrativo da Mobile TI, no Rio de Janeiro, independentemente do campo escolhido, sempre haverá boas chances de colocação. “Para profissionais capacitados, vagas não faltam. O segmento está em leve expansão e avança conforme o crescimento geral do país. Afinal, todo empreendedor precisa de um profissional capaz de ajudá-lo na gestão de sua empresa”, comenta.
Para obter sucesso na área, Santiago destaca três pontos essenciais: “gosto pelos estudos, dinamismo e uma excelente relação interpessoal. Afinal, hoje, networking é tudo!”, assegura. Fora isso, ressalta: “Se preparem, porque cada vez mais o mercado exige excelentes profissionais”.
E aí, gostou das dicas? Pense bem em sua escolha e conte sempre conosco em sua trajetória profissional.
Boa sorte!
Leia mais:
Ciências Econômicas: humanas ou exatas?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.