Você gosta do ramo da indústria e se interessa pela produção de peças inéditas e inovadoras para o mercado? Se sim, fique de olho nesta matéria, pois Engenharia de Materiais pode ser a profissão mais compatível com o seu perfil.
Com duração de cinco anos, o curso tem como principais matérias matemática, física e química. A partir do terceiro ano, o aluno opta por uma das três áreas de especialização: metais, cerâmicas ou polímeros. Daí em diante, as aulas práticas nos laboratórios se intensificam e são testadas novas ligas metálicas, compostos cerâmicos e polímeros, como borrachas, resinas e plásticos. De acordo com os últimos dados do Censo Inep/MEC, ingressam por ano 6.032 alunos no curso, contudo apenas 603 concluem de fato a graduação.
Todavia, quem preferir também pode optar pela formação em três anos de Tecnólogo em Materiais. Esse profissional atuará em parceria com o engenheiro do mesmo campo desenvolvendo novos processos.
Para Solange Calvano, gestora da área de Carreiras da Estácio no Rio de Janeiro, é fundamental fazer uma busca das principais universidades ligadas ao campo e assim escolher quais melhor atendem as suas expectativas: “Veja a proximidade do trabalho ou de casa, flexibilidade de horários, preços compatíveis com as suas possibilidades, conteúdo acadêmico e professores qualificados”, ressalta. Fora isso, verifique se a instituição de ensino possui convênios e parcerias com empresas e confira se outros serviços oferecidos ampliam a sua empregabilidade ou incentivam o empreendedorismo, facilitando a sua inserção no mundo corporativo.
Os conteúdos aprendidos na faculdade possibilitarão seu ingresso no mercado de trabalho, com atuação principalmente nas indústrias petroquímicas e siderúrgicas. A Petrobras é uma das maiores contratantes e o sudeste é o maior empregador dessa mão de obra. O estágio é obrigatório para a conclusão do curso e a média de remuneração, segundo a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2015, realizada pelo Nube, é de R$ 1.395,48.
E aí, mais seguro quanto a decisão final? Conte sempre com o Nube.
Boa sorte!
Leia também:
Uma profissão de olho no passado
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.