Independentemente da área de atuação, todo mundo almeja ter reconhecimento profissional e ascender na carreira. Entretanto, a fase de transição é repleta de desafios, especialmente quando se assume um cargo de liderança. Se você tem interesse em saber quais são as maiores dificuldades de quem acabou de se tornar líder, acompanhe a matéria.
Esse momento exige desenvolvimento de competências e um planejamento especial para os primeiros meses, período essencial para a consolidação da nova função. Outro ponto em condições de influenciar a nova gestão, e muito, é a adaptação. O grau (mais rápido ou mais lento) pode significar ganhos ou perdas para o negócio.
A transição é difícil porque representa uma série de alterações capazes de aumentar o seu raio de abrangência e visão da empresa. O livro Pipeline de Liderança, de Ran Charan, Stephen Drotter e James Noel, nomeia essa mudança como “primeira passagem”, a qual compreende três principais fatores: habilidades, alocação de tempo e valores profissionais.
Em relação às habilidades, a mais difícil está em deixar de fazer o trabalho anterior para apoiar a equipe na execução. É complicado abandonar as competências responsáveis pelo reconhecimento adquirido até aqui, para incorporar outras características do gestor, como planejar, delegar, apoiar, avaliar e desenvolver pessoas.
Sobre como tornar o tempo produtivo, é importante conciliar as suas atribuições e estar disponível para os colaboradores. Essa condição é especialmente difícil para os líderes de primeira viagem, pois eles tendem a realizar o trabalho anterior.
Para Fernando Vitorino, diretor de Extensão e Relações Comunitárias do Centro Universitário de Barra Mansa, quem deseja uma rápida ascensão deve, em primeiro lugar, cultivar uma postura proativa, facilitar relacionamentos e manter uma cultura de aprendizagem continuada. “Isso, sem dúvidas, poderá significar o constante surgimento de oportunidades para novos empreendimentos e crescimento profissional", diz.
Lembre-se: uma das maiores missões agora é inspirar e mobilizar os demais para não apenas aceitarem os valores da organização, mas sim fortalecê-los e disseminá-los no dia a dia. É preciso entender as práticas de direção e gestão como impulsionadoras para os resultados com o grupo. Se você foi nomeado líder é porque mostrou ter capacidade para assumir a função e superar esses e outros desafios.
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