O Brasil é a maior colônia japonesa do mundo e no dia 18 de junho são comemorados 107 anos desde quando o Kasatu Maru chegou ao Porto de Santos. Conheça nesta matéria um pouco mais sobre a história desse acontecimento.
Vindo de Kobe, o primeiro navio trouxe a bordo 65 famílias as quais vieram trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Nos primeiros sete anos, chegaram mais de 14.983 pessoas. Durante o início da I Guerra Mundial, a imigração se intensificou, chegando a mais de 164 mil japoneses às terras tupiniquins. A maior parte deles (75%), se estabelecia em São Paulo.
Inicialmente trabalharam em plantações de café, na exploração da borracha na Amazônia ou nos cultivos de pimenta no Pará. Com o fim da guerra, o fluxo de imigrantes cresceu consideravelmente, pois o governo nipônico começou a incentivar a ida para o nosso país para melhorar a situação de pobreza e desemprego do Japão.
Dentre as diversas marcas deixadas pela cultura oriental, podemos citar uma culinária muito rica e saudável, a tecnologia agrícola e os esportes como o karatê, judô, kendo e os mangás.
Caso se interesse por mais informações, visite o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil - Bunkyo: Rua São Joaquim, 381 - Liberdade, São Paulo/SP. Entre em contato por meio do telefone (11) 3209-5465. O horário de funcionamento das 13h30 às 17h30.
“Por meio dos estudos, abrimos os horizontes e adquirimos conhecimento e saber. É importante não apenas para aumentar a renda e conseguir um emprego melhor, mas especialmente trazer uma realização pessoal para a vida inteira, melhorando a auto estima”, comenta Solange Calvano, gestora da área de carreiras da Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.
Acompanhe sempre nossas notícias e deixe seu comentário.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.