Você sabe qual é a função de um profissional formado em Ecologia? Quem se qualifica na carreira, destrincha seus ramos, a autoecologia, a demoecologia e a sinecologia. Ou seja, dentre suas diversas funções, os ecólogos estudam e pesquisam os ecossistemas florestais, aquáticos e urbanos, visando diminuir os impactos causados por ações prejudiciais do ser humano, auxiliando de forma significativa para a preservação da biodiversidade.
Primeiramente, algumas características devem prevalecer em sua personalidade para ter mais afinidade com o setor, como a capacidade de fazer análises e observações, gostar de pesquisas, gostar de atividades ao ar livre, ter interesse por animais e plantas e saber trabalhar em equipe. E o principal: ser curioso! O check-list bateu? Em caso afirmativo, saiba mais sobre essa interessante proposta.
O nome dessa graduação tem origem grega: "oikos" (casa) e "logos" (estudo), representando o estudo do lugar onde se vive. Quem usou pela primeira vez esse termo foi o naturalista alemão, Ernst Haeckel, definindo as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Hoje, a atuação no mercado de trabalho inclui diversos campos. Vamos conhecê-los?
- Avaliar possíveis riscos e impactos ambientais, fiscalizando empreendimentos capazes de alterar o meio ambiente e causar estragos na natureza;
- Lecionar e desenvolver pesquisas em universidades;
- Dar consultoria por meio de elaboração de relatórios, acusando os poluentes industriais, assessorando empresas e governos na conservação da natureza e projetando estações ecológicas;
- Realizar palestras, por meio de programas educativos;
- Solucionar problemas de áreas devastadas, com estratégias de ocupação e exploração de áreas para evitar impactos negativos;
- Trabalhar como guia de turismo em parques e reservas ecológicas.
Dica do Nube: Atualmente, por conta das graves crises no meio ambiente, cresceu a procura por pessoas capazes de compreender de forma sistêmica todo o processo, evitando maiores danos.
Para quem está em dúvida sobre a regulamentação da profissão, em 1991 foi fundada a Associação Brasileira de Ecólogos – ABE, com objetivo de formalizar o curso. No entanto, por não ser regulamentado, não há um piso salarial. Porém, de acordo com o presidente da associação, Décio Luis Semessatto Júnior, quem está inserido no mercado recebe, em média, R$ 2.500,00.
Agora, se tomou sua decisão e deseja pesquisar junto às instituições de ensino do país a grade curricular, veja com o Nube quais faculdades brasileiras oferecem aulas:
- Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
- Unidavi (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí)
- UCPel (Universidade Católica de Pelotas)
- UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
- UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
- UNI-BH (Centro Universitário de Belo Horizonte)
Com duração de quatro anos, matérias como biologia, estatística, geologia, matemática e química constam nos primeiros três anos. Em aulas práticas, realizadas em laboratórios, os estudantes aprendem a fazer análises biológicas e químicas, fazendo uso de medidores de dados ambientais. O quarto ano é focado no estudo de ecossistemas aquáticos e terrestres, comunidades e poluição, incluindo o estágio obrigatório.
De acordo com Beatriz Balena, Pró-reitora de Pós-Graduação “Pesquisa e Extensão” da UVA – Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, “é importante procurar uma inserção no mercado desde os primeiros semestres de curso, pois só assim o aluno poderá colocar em prática os conhecimentos obtidos em classe”, afirma. Além disso, “aumenta-se o contato com o mercado de trabalho”, reforça Beatriz.
Gostou da dica do Nube? Agora, a escolha está em suas mãos! Em nosso portal, semanalmente publicamos sugestões acadêmicas para auxiliar em sua jornada. Faça a busca e boa sorte!
Conte conosco.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.