Você já ouviu o termo home office? Cada vez mais utilizado no Brasil, o trabalho realizado em casa tem ganhado espaço e começa a fazer parte da rotina de grande parte dos brasileiros. Entenda um pouco mais sobre essa prática.
Não ter de pegar transportes públicos ou trânsito, poupar tempo e ter tudo sempre a mão, são alguns dos benefícios de quem realiza suas tarefas profissionais de dentro de seu lar. Contudo, para se dar bem nessa prática, é preciso responsabilidade e organização.
“Atuar em um home office pode ser uma habilidade desenvolvida pelos mais diversos colaboradores. É questão de foco e dedicação, mas, infelizmente, a maior parte da população não sabe administrar o seu tempo”, explica o administrador, especialista e pesquisador em marketing, TI e educação, Leandro Gonçalves Martins. De acordo ele, os principais itens capazes de tirar o foco são: as redes sociais, os programas de conversa do celular, a TV e até a geladeira. Por isso, fique atento!
Para não se perder nas atividades e render mais, veja seis passos importantes.
1. Trabalhe com uma agenda. Parece óbvio, mas muitas pessoas não conseguem ou não sabem usá-la;
2. Alimente-se bem antes de começar a trabalhar para evitar “furtos” à geladeira. E respeite os horários para lanches, almoço etc.;
3 Pratique atividade física diariamente, de preferência de manhã, antes do café. Isso ajuda no foco e na dedicação, além de manter uma boa saúde;
4. Reserve horários para sair de casa e conversar com outras pessoas. Ficar muito tempo isolado pode favorecer quadros de ansiedade e depressão;
5. Defina regras e horários com a família. Explique para todos, constantemente, a importância de respeitarem seu tempo e espaço, mesmo sendo em home office;
6. Incorpore a meditação em sua vida. Diversos estudos científicos mostram a eficácia dessas técnicas milenares.
Rafael Oliveira é coordenador do Nube BH e exerce suas atividades de casa. Para ele, "o maior desafio é se manter motivado nas funções exigidas. Ter disciplina e saber se concentrar são os principais fatores a serem aprendidos por quem se dispõe a cumprir tal formato de carreira".
Independentemente de seu trabalho ser em casa ou não, lembre-se: “é necessário ter contato o mais rápido possível com o mundo corporativo e o estágio é ótimo para isso. Afinal, as experiências vivenciadas o transformarão em um profissional diferenciado”, garante o professor da Faculdade Santo Antônio de Pádua - RJ, Emerson Mafia.
Portanto, arregace as mangas e boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.
Matérias relacionadas: