Muita gente considera melhor agir com razão ao invés de deixar suas emoções tomarem conta de suas atitudes. Saber fazer as melhores decisões faz parte de um conjunto de habilidades de quem sabe controlar muito bem seus sentimentos. Veja na matéria a seguir se você também se encaixa nesse perfil.
Em um artigo publicado recentemente na Business Insider, o empreendedor Eric Schiffer caracterizou a inteligência emocional como sendo uma das mais importantes ferramentas para o sucesso de qualquer um. “Ela é um fator fundamental para um gestor, por exemplo, e está longe de dizer respeito apenas aos relacionamentos amorosos. Na verdade, as mesmas regras para se dar bem nos negócios podem ser usadas para o amor", diz Schiffer.
Veja a seguir a lista de hábitos comuns entre quem possui essa característica para ter êxito tanto no trabalho como em sua vida pessoal, segundo Schiffer:
- Seguir ações em vez de palavras: sobre qualquer assunto, falar é fácil. Agir é o mais complicado. Muitos funcionários comentam sobre seus desafios diários, porém a questão é, eles seguem prazos? Prospectam novos contratos? Fecham acordos?
- Tenha comando de si: todos os colaboradores possuem afeto e, às vezes, coisas pequenas tomam forma de bolas de neve e se tornam grandes, sem nenhuma necessidade. Pessoas emocionalmente inteligentes sabem quando estão prontas para entrar em colapso e percebem antes de “explodirem”.
- Foque em seus objetivos: quem tem uma prioridade máxima, não deixa pequenos detalhes interferirem pelo caminho como se fossem as maiores dificuldades do planeta. Isso torna mais simples de negociar com um cliente difícil, criar parcerias lucrativas para ambos e focar suas energias.
- Limpe-se das impurezas: organizações se alimentam de boas energias. Bons líderes sabem selecionar corretamente para não ser necessário lidar com as colegas negativos.
- Mantenha contato: Mesmo quando uma sociedade ou um contrato acaba é importante manter uma conexão. Nunca se sabe quando você vai encontrar seu ex-sócio, ou pior, precisar dessa pessoa no futuro.
Skarlett Oliveira, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, orienta: “No ambiente corporativo é necessário ter controle, porque as pessoas associam o modo como você lida com emoções ao seu comportamento. Por exemplo, se alguém chorar durante um feedback com o gestor, por felicidade ao ser elogiado, ao sair da sala os colegas podem pensar o contrário. E sobre a visão das outras pessoas não possuímos o menor domínio”.
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