Sabe aquela história, a qual diz não ser preciso estudar para ser jornalista? É mentira. Existem diversas atividades desenvolvidas na faculdade para tornar você um profissional de sucesso. Acompanhe!
Quem escolher por seguir essa carreira, poderá atuar em diversas áreas como revistas, jornais, televisão e até rádio. Entre as funções estão: escrever redações, fazer assessoria de imprensa e o mais conhecido trabalho, ser um repórter.
Para isso acontecer o estudante aprenderá noções de fala, comunicação corporal, economia, sociologia e outras matérias extremamente importantes para a sua formação.
“Hoje, fazer o curso para se tornar bacharel em jornalismo é essencial para ingressar no mercado de trabalho. É preciso de diploma para conquistar um bom emprego”, ressalta Celso Unzelte, jornalista da ESPN e professor na Faculdade Cásper Líbero, uma das mais conceituadas quando o assunto é comunicação.
Existem diversas universidades para realizar o curso. De acordo com o senso Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais de 2013, 142.446 pessoas se matricularam por ano e 20.766 concluem o aprendizado na área. Ao finalizar, o formado poderá seguir qual caminho mais o agrada dentro da profissão, além disso, poderá lecionar aulas sobre a ocupação.
O salário médio, segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, é de R$ 2.190,18 por 5 horas diárias em jornais ou revistas e R$ 2.455,00 por assessoria de imprensa.
“As técnicas unidas ao talento transformam um simples humano em um transmissor de informações com qualidade”, completa Unzelte, lembrando da importância de se obter conhecimento sobre as teoria antes de iniciar uma carreira.
Gostou do ofício? Faça um balanço, veja se você está dentro do perfil de um jornalista e siga seu caminho! Boa sorte.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.