Já não é segredo para ninguém o quanto o domínio da língua portuguesa é essencial para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Responsável por eliminar mais de 40% dos candidatos, a falha na comunicação pode ser um grande empecilho para a carreira. Saiba mais!
Um candidato com baixa diversidade de vocabulário poderá enfrentar graves problemas no ambiente corporativo. Entre eles, a dificuldade em acompanhar uma conversa e em expressar suas ideias com a mesma qualidade de outros indivíduos.
Outro cenário é o obstáculo com o marketing pessoal. Afinal, um português falho impede o estudante de falar sobre as próprias qualidades durante um processo seletivo, em consequência do desconhecimento de palavras capazes de expressar suas características.
“Algo pouco comentado e também muito importante é a capacidade de reflexão e análise: quanto maior o número de vocábulos conhecidos, maior a eficiência em realizar considerações sobre determinado conteúdo. Logo, as palavras dão mais versatilidade e segurança”, garante Henrique Ohl, analista de treinamento do Nube.
Portanto, para ter sucesso com a língua nativa, cinco passos são essenciais:
1- Leia
2- Escreva
3- Evite “internetês”
4- Esqueça as gírias
5- Estude as palavras mais difíceis.
Caso as dificuldades persistam, procure cursos de aperfeiçoamento, vá a bibliotecas públicas e frequente eventos de estímulo ao idioma. O Nube acredita em seu potencial. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.