Qual tipo de material seus funcionários manuseiam na sua empresa? Tesouras, facas, estiletes ou qualquer objeto pontiagudo e cortante podem causar ferimentos, nesses casos, de quem é a responsabilidade e como proceder? Com esta matéria do Nube, você não terá mais dúvidas a respeito do assunto.
Quando a pessoa sai de casa com destino ao seu escritório e sofre alguma nocividade, por exemplo, o Ministério da Previdência Social já considera como acidente de trabalho. Além disso, contam também a “doença profissional”, desencadeada pelas atividades exercidas e a “doença do trabalho”, adquirida em função de condições especiais onde as tarefas são realizadas.
A Constituição Federal de 1988 ampara o indivíduo, independentemente se for sua culpa, mas a obrigatoriedade da indenização dependerá da análise de cada caso. Vale lembrar da importância do uso de equipamento de proteção e treinamentos adequados.
Rodrigo Barreto, do setor de gestão de Talentos do Nube, explica: “No caso dos estagiários menores de idade, deve-se comunicar imediatamente ao responsável e levá-lo ao hospital mais próximo para um diagnóstico correto. Feito isso, é importante dar entrada no CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, prestar suporte e buscar entender como aconteceu para, assim, evitar outros casos”.
De acordo com o Ministério, cerca de 700 mil casos são registrados em média no Brasil todos os anos, sem contar os não notificados oficialmente. O gasto do país chega a cerca de R$ 70 bilhões anualmente com os reparos. É sempre bom fazer a manutenção de qualquer aparelhagem usada pela organização, supervisionar e dar suporte aos colaboradores.
Para mais notícias como essa, acesse diariamente nosso portal. Estamos a disposição para te ajudar com seu sucesso. Conte conosco.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.