Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
primeira-vez-no-ginecologista

Primeira vez no ginecologista 

Notícia | 03/11/2014

A primeira ida ao ginecologista pode representar um tabu na vida de muitas meninas, mas é de extrema importância para sua saúde. Para desmistificar alguns assuntos, fomos atrás de uma especialista no tema. Acompanhe!

De acordo com Mayara Beozzo, ginecologista da rede de clínicas Dr. Consulta, um receio é unânime: o constrangimento de ficar deitada na maca, em posição desconfortável, e contando as intimidades para o médico.

“Infelizmente, o nervosismo na adolescência, ou até mesmo na maturidade, é muito comum. Entretanto, deixar para se cuidar tarde, pode trazer vários problemas, como anomalias do desenvolvimento, irregularidades menstruais ou mesmo doenças crônicas, como ovários policísticos”, enfatiza.

Para conscientizar as mulheres, a especialista respondeu as cinco principais dúvidas sobre atenção primária à saúde:

1- Qual idade ideal para iniciar o acompanhamento ginecológico?
Não há uma idade preestabelecida, contudo, a primeira consulta deve ocorrer se houver algum tipo de questionamento ou no início das menstruações.

2- Meninas cada vez mais jovens querem usar anticoncepcional, é correto?
Como o próprio nome já diz, o contraceptivo têm o objetivo de evitar a gestação. Outros efeitos, como regular o ciclo, evitar cólicas ou melhorar a pele, são interessantes e eficientes, mas secundários. Por isso, deve-se usar com critério.

3- Quando iniciar o papanicolau?
Esse exame de prevenção ao câncer de colo do útero se dá, principalmente, pela infecção do vírus HPV, sexualmente transmissível. Deve ser feito nos primeiros anos de vida sexual e realizado anualmente. Quando aparecem alterações, é preciso complementar com colposcopia e vulvoscopia, avaliações capazes de concluir o diagnóstico.

4- Quais exames devem ser feitos anualmente por uma mulher em idade fértil?
Papanicolau, de mamas e toque vaginal. Dos complementares, faz-se ultrassonografia transvaginal ou pélvica e mamária. Muitas vezes, o ginecologista é o único médico com quem as mulheres se consultam e é prudente a realização de análises laboratoriais e pesquisas clínicas de anemia, rastreio de diabetes e colesterol.

5- A mamografia é indicada a partir de qual idade?
A partir dos 40 anos, ou antes, em casos especiais determinados pelo mastologista especialista na área.

E aí, dúvidas resolvidas? Deixe a insegurança de lado e coloque o bem-estar em primeiro lugar!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe