Assustado com o nome? Não sabe se é de comer? Fique tranquilo. O Nube te explica um pouco mais sobre esse esporte fantástico, o qual vem tomando as ruas das grandes cidades brasileiras! Veja!
O Parkour foi criado em meados dos ano 1980, em Lisses na França. Na terra de Napoleão Bonaparte nascia um novo comandante: David Belle. O garoto juntou-se com alguns amigos e passou a adaptar ao urbanismo as técnicas militares ensinadas por Reymond Belle, seu pai.
Inicialmente, essa arte não tinha nome. Então um amigo de Belle fez a sugestão de chamar aquelas manobras, pulos, rolamentos de “Parkour”. A nomenclatura foi inspirada na expressão “Parcours Du Combattant”, em português significa “percurso do combatente”. O termo surgiu quando soldados franceses participaram da Guerra do Vietnã com a missão de resgate e utilizavam movimentos corporais técnicos para obter êxito.
Esse hobby chegou ao Brasil apenas em 2004. Um dos maiores difusores é o paulista Leonard “Akira”, o qual criou o primeiro curso desse esporte no país. Após essa aposta, muitas academia passaram a aderir ao entretenimento e colocaram em sua grade a prática dessa ação. Porém, antes disso, a atividade sofreu muito preconceito. De acordo com Akira, em entrevista cedida a Folha de S.Paulo, “por ser um exercício muito rápido, alguns pensam estarmos fugindo da polícia".
Além de cuidar do corpo e libertar a mente, para muitos, a distração é praticada como filosofia de vida. Duas frases baseiam esse ideal: “Ser forte para ser útil” e “Ser e durar”. Elas foram retiradas do Método Natural de Georges Herbert e adotadas por Belle.
Conheceu um pouco mais sobre esse método das ruas? Ainda existe muita história sobre a arte! Por que não fazer parte dela? Em todo o país, principalmente em São Paulo, existem diversos praticantes e cursos. Vá atrás do seu!
Boa sorte e não esqueça de usar os equipamentos de segurança!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.