Você sabia: o estágio pode ou não ser obrigatório. Sabe quem determina se isso deve ou não acontecer? Descubra agora lendo esta matéria e entenda quais fatores influenciam na escolha!
Segundo a lei 11.788/08, “ele poderá ser exigido ou não, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.” Ou seja, é a instituição de ensino quem decide por essa escolha do compromisso.
Em alguns cursos, como os da área da saúde, é indispensável sua realização, pois o treinamento nesses segmentos é algo extremamente importante. Nesse caso, fica a critério das empresas o pagamento ou não das horas estagiadas. Já os não impostos pelas escolas e universidades precisam ser recompensados.
“Um ponto extremamente relevante é a remuneração, no entanto, no início de nossa carreira profissional o ideal é focar em desenvolvimento e aprendizado. Afinal, não adianta receber muito em valores financeiros e nada em conhecimento”, aponta Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube.
Um fato é: só tem valor quando você está realmente interessado, porque se fizer por obrigação, ou pela bolsa auxílio, acaba tendo uma produtividade muito menor, prejudicando a si e a empresa.
“A importância de treinar aquilo aprendido em sala de aula é algo sem medida. Colocar na prática os ensinamentos é uma oportunidade única”, completa Rafaela.
Enfim, agora você sabe como se preparar para o mercado de trabalho. Busque sua vaga! Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.