Segundo a Lei de Estágios 11.788/2008, o tempo máximo para o contrato dessa modalidade é de dois anos em uma mesma empresa. Ou seja, cada estudante pode permanecer como estagiário em uma organização durante, no máximo, esse período. Ao fim do prazo, ele pode ser desligado ou efetivado. Como agir quando esse momento estiver chegando? Descubra agora!
Para Skarlett Oliveira, analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube, o diálogo é uma boa saída. “Quanto mais próximas forem as relações entre o jovem e seu gestor, mais liberdade eles terão para expor suas ideias”, diz. E completa: “caso você não tenha recebido nenhuma notificação a respeito de sua posição na empresa, é interessante chamar seu supervisor para uma conversa e pedir um retorno da visão dele sobre seu trabalho”. Tudo deve fluir naturalmente, pois não é bom demonstrar preocupação nem desespero, e sim segurança a respeito do próprio desempenho.
Para quem não possui tanta intimidade assim com seu líder, a especialista deixa claro o quanto a melhor saída ainda é uma boa troca de ideias. “É preciso alinhar expectativas. Peça sinceridade nas considerações de seu superior e mencione a efetivação como o foco de sua carreira no momento”, diz. Dessa maneira, ele deixará clara quais são as suas chances.
Skarlet ainda ressalta a importância da autoavaliação: “veja se seus valores e objetivos estão de acordo com os da organização e repense sua permanência no local. Além disso, se tiver sinais de provável desligamento, não se desanime e busque novas oportunidades!”. Use seu aprendizado a seu favor e destaque-se em futuros processos seletivos.
Conte com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.